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O que é religião e qual a sua importância?

O que é religião e qual a sua importância?

Em tempo, devemos recordar que o Brasil é um país pluricultural e plurirreligioso, o que invalida qualquer tentativa de unidade de pensamento teológico ― algo previsto no próprio artigo 33, como citamos acima. Como a escola, de certa forma, é uma extensão da casa, é sua missão fortalecer todas as dimensões do aluno, incluindo os aspectos que serão fundamentais para a constituição de bons cidadãos e comprometidos com seu espaço de convivência e com o mundo em geral. A casa foi fundada há 35 anos pela ialorixá Mãe Beata de Iemanjá, escritora e militante de direitos humanos, que morreu em 2017. Expoente no combate à discriminação racial e de gênero, ela tem seu legado levado adiante pelo seu filho biológico e sucessor espiritual, o babalorixá Adailton Moreira. Se a identidade é uma referência em torna da qual a pessoa se constitui, a herança africana preservada nos terreiros é uma marca indelével do povo brasileiro que resiste apesar de todas as expropriações e processos de branqueamento e invisibilidade. Um exemplo da supremacia da masculinidade é quando nas relações cotidianas apresentarem problemas, logo é evidenciado pela pesquisa que o masculino tem a legitimidade moral de respaldar o conflito, devido à maior identificação com a divindade, já que Deus é homem.

Debatem o papel de crenças religiosas nas orientações correcionais, seja na proposta de penas mais duras para os criminosos, seja naquelas voltadas à justiça alternativa e à reabilitação. Apesar de haver certo consenso em afirmar que pessoas com visão fundamentalista da religião apoiam mais ações estritas de punição, os autores propõem mais investigações sobre o tema. Destacam a relevância dessa discussão, uma vez que crenças religiosas pessoais influenciam a tomada de decisão em cortes criminais, como apontam vários estudos, e como pode ser observado empiricamente. Igualmente, alguns autores ressaltam a força de grupos religiosos na formulação, aprovação e reprovação de políticas que podem promover a inclusão social ou endurecer as leis penais, dentro do poder legislativo. Os estudos produzidos por Weber, porém, sem dúvida alguma tiveram maior amplitude teórica e empírica.

Negativamente, podemos dizer que não é tarefa da sociologia ocupar-se da religião “em si mesma”. O que está em questão para o sociólogo da religião são as relações entre religião e processos sociais. Neste sentido, uma das tarefas definidoras do trabalho da sociologia da religião é identificar as origens e as funções sociais dos mitos, das doutrinas e dos dogmas religiosos. A primeira delas é a compreensão do papel da religião nas diferentes sociedades e culturas. A segunda, a análise do significado e do impacto da presença e da força das religiões no correr da história humana. E, finalmente, a identificação das forças sociais que modelam as religiões, por um lado, e o reconhecimento do papel das religiões na transformação dos processos sociais, por outro.

Qual é o papel social da religião?

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Mulheres que possuem uma interpretação muito estrita da Bíblia favorecem uma justiça mais dura. Inferem que a religião possui efeitos divergentes segundo visões rígidas, moralistas e as que concebem Deus como um ser compassivo. No primeiro caso, as pessoas são mais propensas a ter sentimentos punitivos em relação aos infratores. Os que possuem uma imagem de Deus como um pai amoroso, ao inverso, são mais propensos a conceder o perdão e a propor políticas humanizadas de cumprimento de pena. A recuperação da saúde, em especial da saúde mental, é um ponto de extrema relevância tratado nos artigos que dão ênfase ao fator protetivo da religião.

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As condições desfavoráveis desde o colonialismo não as impediram de realizarem sua ação social, indicando a vitalidade e a força que essas – e outras – ditas minorias religiosas oferecem ao nosso país. É possível encontrar diversidade religiosa no cotidiano, quando numa mesma região há lugares para cultos e rituais de diferentes religiões, por exemplo. A maioria desses pontos é estudada em áreas como a Sociologia e a Filosofia há muitos e muitos anos. Filósofos, como Sócrates e Aristóteles, já se questionavam sobre os impactos dos valores morais em nossa existência e na construção de sociedades e seus aspectos culturais e de igualdade. Ao mesmo tempo, o CVD zela para que a sua missão enquanto comunidade religiosa atinja seus objetivos de educar crianças e adolescentes, tendo como referência as grandes mudanças tecnológicas, sociais e culturais. A construção do conhecimento reconhece os alunos como protagonistas em constante transformação.

As instituições gozam, inclusive, de apoio legal, sendo comumente reconhecidas e protegidas por leis. Se há uma coisa que qualquer estudante de sociologia rapidamente aprende e passa a perceber é que todo ser humano é profundamente moldado pela sociedade em que vive. Naturalmente, isto não significa que não somos livres ou que não fazemos nossas próprias escolhas.

O papel social da religião

Os gregos acreditavam que o relacionamento com os deuses garantia a existência da polis e o desrespeito para com os deuses era considerado, além de impiedade, um ato de deslealdade para com a politeia (SOURVINOU-INWOOD, 1992). Assim, podemos afirmar que o indivíduo estabelecia a sua relação com o divino pela sua participação em comunidade . A verdade é que a religião grega estava presente e regulamentava todos os aspectos da vida. Não havia guerra ou fundação de colônias, promulgação de leis ou tratados, ajuste de matrimônios ou contratos, que não necessitasse da proteção de uma divindade, cuja atenção era solicitada com os atos de culto adequados e os sacrifícios necessários. Não havia nenhum ato de convivência entre cidadãos, desde a festa à assembleia, que não fosse consagrado à divindade de quem se esperava proteção e benevolência .

Isso implica uma necessidade de apreender o conjunto de símbolos produzidos e vivenciados pela coletividade e a dimensão que adquirem para se compreender com profundidade um sistema religioso. Essa modalidade de pesquisa, por intermédio do tensionamento de conceitos, ideias e ideologias, possibilita a circunscrição de temáticas e problemas que levam a um aprimoramento da fundamentação teórica. Considerando o instrumental investigativo da psicanálise, partimos da concepção de que os discursos a serem debatidos na pesquisa, assim como as construções de conhecimento orações de modo geral, não se constituem desprovidos de furos, incoerências e contradições . Esse método se caracteriza por um estudo eminentemente teórico, submetendo a teoria psicanalítica a uma análise crítica e possibilitando, dessa forma, a verificação de sua lógica interna, a coesão estrutural de seus conceitos e as condições de sua efetivação como teoria (Garcia-Roza, 1993). Ainda como resultado desses esforços, vários periódicos acadêmicos são criados como “instrumentos críticos para o estudo feminista das religiões” (GROSS, 1996, p. 49).

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